quinta-feira, 12 de abril de 2018

Adenocarcinoma na próstata e a dieta ocidental.


A dieta ocidental  ajuda a promover  a metástase do carcinoma da próstata, segundo estudo em cobaias publicado na "Nature Genetics" e na "Nature Communications" .


Cientistas do Centro Médico Beth, em Israel,  testaram em cobaias uma hipótese já conhecida pela ciência:
- As pessoas obesas têm mais chance de desenvolver alguns tipos de doenças cancerosas, como o carcinoma de mama e o carcinoma  de próstata.

O que os investigadores a desconfiar da gordura corporal  criada pelos hábitos da alimentação ocidental foi o seguinte dado estatístico:

- A doença cancerosa de próstata afeta 10% dos homens nos países asiáticos, mas essa taxa sobe para cerca de 40% quando eles imigram para os EUA, onde a dieta é mais à base de carboidratos (todo o tipo de açúcares) e gorduras más.

Assim, tudo indica que a doença cancerígena está mais relacionada também com  outros factores, que  não somente os genéticos.

Para chegar a estes resultados, investigadores identificaram em cobaias que um gene (PML) que inibe o crescimento do tumor. Estes estavam ausentes em cerca de 1/3 dos pacientes metastáticos.
Os investigadores também verificaram que cerca de 20% dos tumores metastáticos não possuem um outro gene inibidor de crescimento tumoral, o PTEN.

Nas cobaias, os investigadores compararam os dois tipos de tumores: os que apresentam ausência apenas do gene PTEN versus tumores metastáticos com ausência de ambos os genes.



Se desejar saber o que você pode e deve comer diariamente para evitar tais problemas na próstata, clique neste link.