quarta-feira, 12 de julho de 2017

Raspagem da Próstata

Falando sobre a Ressecção Endoscópica da Próstata ou RTU ou, popularmente mais conhecida como
“Raspagem” da Próstata.

É uma maneira de lidar com a doença (HBP) e não de acabar com ela




Frequentemente com a idade, em muitos homens, a próstata aumenta de tamanho (hipertrofia prostática benigna ou HPB), apertando a uretra  o que vem a dificultar a micção, podendo até impedi-la.
Inevitavelmente isto também afetará a atividade sexual do homem e sua qualidade de vida.

Se a próstata aumentar demais, o médico convencional (neste caso o urologista) poderá recomendar um procedimento cirúrgico conhecido como ressecção transuretral de próstata ou RTU, realizado por endoscopia, para aliviar os sintomas incômodos e/ou dolorosos associados a uma próstata aumentada.




É um tratamento invasivo, agressivo e doloroso (pós-operatório), que não é a solução definitiva para a HPB. Apenas alivia o problema por alguns anos.

A cirurgia é realizada via uretral usando um aparelho chamado ressectoscópio que "raspa" a próstata, o que irá prejudicar para sempre a sua função, porque parte dela é cortada para reduzir o seu tamanho (o inchaço). 
Em geral, após a cirurgia é necessário usar uma sonda vesical por 2 dias para irrigação com soro fisiológico.

É importante saber que a RTU não é a solução definitiva para tratar a HPB. Apenas alivia por uns anos os sintomas (mas causa outros danos, como já se mencionou). Estatisticamente, entre 3 a 5 anos, a próstata estará de novo aumentada.


Quais são as complicações possíveis da ressecção endoscópica da próstata?

 

Os riscos de complicações da ressecção endoscópica da próstata existem. O procedimento possa causar impotência sexual e incontinência urinária (ter de usar fralda, já pensou?).
Outros riscos maiores são de diminuir a quantidade (ou totalmente) de esperma no momento da ejaculação uma vez que parte dele (ou mesmo todo) seguirá para a bexiga. Chama-se a isto ejaculação retrógrada.

Mas nos dias de hoje, através da Medicina Nutricional, você pode evitar todo este problema, basta prevenir e tratar o aumento da próstata corretamente, eliminando naturalmente a causa do problema.

Existem procedimentos preventivos e suplementação natural (SSP3-Forte) que você poderá seguir diariamente e evitar que a sua próstata aumente anormalmente.

Se quiser saber como PREVENIR diariamente para nunca vir a sofre de HPB porque a HBP não é nenhuma fatalidade e porque nenhum médico convencional (o urologista) vai dizer-lhe como, clique neste link: